A expectativa é de que o edital do concurso público para a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM-SP) seja divulgado até dezembro de 2011. O objetivo é preencher 2.000 vagas para Guarda Municipal. O pedido está sendo analisado pela Assessoria Técnico Jurídica de Gestão. Em seguida, precisará da autorização do prefeito.

Serão 600 oportunidades para as mulheres e 1.400 para os homens. Para participar da seleção é preciso possuir ensino médio completo; ter idade entre 18 e 40 anos; possuir altura mínima de 1.65 (mulheres) e de 1.70 (homens); e carteira de habilitação na categoria “B”. Os salários podem chegar a R$2.601,00.

Espera-se que as provas objetivas sejam aplicadas em janeiro ou fevereiro de 2012. As convocações e nomeações devem acontecer no segundo semestre de 2012.

No último processo seletivo, realizado em 2004, a avaliação contou com prova objetiva, composta por 50 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades) e 20 de avaliação situacional; teste físico, com abdominal, corrida de 50 metros e de 12 minutos; barra fixa (homens) e flexão com apoio no banco (mulheres). Certamente, sairão do cronograma as questões sobre Atualidades e Avaliação situacional, e entrarão as disciplinas de História, Geografia e Informática. Também haverá redação.

4 Comments

  1. BEL OSVALDO DE OLIVEIRA says:

    Gostaria de informar ao site que publicou este anuncio dos GCMs/SP,
    dizendo que o limite máximo de idade seria 40 anos, esta equivocado este
    anuncio, porque onde esta o direito contistucional do art. 5º da CF que diz
    todos são iguais rerante a lei, sem distinção, e SUMULA 14 do STF que diz
    o seguinte; a qual determina que não é admissível por ato administrativo
    restringir em razão da idade inscrição em concurso para cargo publico.
    Bel Osvaldo

  2. BEL OSVALDO DE OLIVEIRA says:

    Nem nas forças Armadas é exigido idade limite apartir de 2012,
    conforme decisão do STF.
    Apartir de janeiro de 2012 às Forças Armadas e Auxiliares não
    poderam mais exigir limite de idade em concursos, Ex Exercito, Marinha,
    Aeronautica e as Policias Militares dos Estados.
    Bel Osvaldo

  3. fernandes silva says:

    Realmente,onde esta o direito do cidadao que paga seus impostos procura por uma vida melhor atraves dos concursos,quando Sr governador Akimim,sr lula ex presidente da republica que nao tinha nen um diploma foi um otimo presidente,atual srª presidenta Dilma para ser governantes nao precisarao de limite de idade tambem altura,hoje os poderes do Estado ferem aconstituiçao,com decretos deixando assim a carta magna brasileira que e constituiçao votada resentemente.vamos ficara tentos a isso senhores concursando.

  4. Giovani S. says:

    R$ 2.600,00 kkkkkkkkkkk caraca eu então estou sendo roubado de alguma forma…… sou GCM/SP e recebo pelo menos metade disso…. acho que vou prestar esse concurso novo, pois tá pagando melhor.

Deixe Seu Comentário: